Carregando agora

Do básico ao avançado: o que você realmente precisa na sua infraestrutura de TI

Quando acompanhamos empresas de menor porte, é comum os analistas iniciantes ou os técnicos em informática que cuidam de todo o ambiente de infraestrutura de TI, acharem que ter a internet, a “rede funcionando” e “ter um servidor no canto da sala” esta tudo certo pois tá funcionando e, no que está funcionando nós não mexemos (#SQN). A verdade é que a TI moderna precisa de muito mais para sustentar um negócio competitivo, seguro e escalável.

Aqui vai um guia prático, do básico ao avançado, para avaliar sua estrutura:

Fundação – O Básico do básico

  • Internet estável e redundante (ao menos dois links de operadores diferentes)
  • Equipamentos atualizados e seguros (switches, roteadores, firewalls)
  • Backup automático e testado
  • Antivírus e proteção de endpoint
  • Documentação mínima da rede e inventário de ativos

Segurança – Essencial

  • Políticas de acesso e permissões bem definidas
  • Autenticação em dois fatores
  • Atualizações regulares de sistemas e softwares
  • Firewall com regras inteligentes
  • Monitoramento de logs e alertas

Eficiência – Intermediário

  • Monitoramento contínuo da rede e servidores
  • Centralização e padronização de sistemas
  • Virtualização e uso eficiente de recursos
  • Inventário automatizado
  • Dashboards com indicadores de saúde da TI

Escalabilidade – Avançado

  • Integração com serviços em nuvem (híbrido ou full cloud)
  • Disaster Recovery com RTO e RPO definidos
  • Automações para tarefas repetitivas
  • Políticas de governança de dados e compliance
  • Alta disponibilidade para sistemas críticos

A maturidade da infraestrutura de TI pode ser o diferencial entre crescer com segurança ou travar por causa de gargalos invisíveis.

E aí na sua empresa, em que estágio vocês estão?

#Infraestrutura #TI #Tecnologia #CrescimentoEmpresarial #SegurançaDaInformação #TransformaçãoDigital

Sou um profissional ávido por novidades e inovação, sempre em busca de conhecimento. Gosto de desafios e de atingir meus objetivos pessoais e profissionais e, principalmente, estar sempre em constante crescimento. Iniciei minha trajetória na área de suporte técnico em informática, me especializei e atuei no ramo por mais de 17 anos. Me encontrei na área de vendas consultivas, negociação e atendimento ao cliente, buscando entregar uma experiência incrível para o cliente. Atuando principalmente na área B2B, atendo clientes de grande porte de renome no Brasil e exterior, buscando sempre um excelente relacionamento interpessoal e levar as melhores soluções para os clientes.

You May Have Missed